Como Comprar?

A notícia ruim: nenhum modelo da Electra é vendido no Brasil.
A notícia boa: é possível “dar um jeito”.

Existem várias formas para se tentar ter a “Bicicleta Mais Bonita Da Cidade” na sua garagem. Mas nenhuma delas é simples.


1) Trazer de fora do país, vindo do exterior


Sem dúvida, essa é a maneira mais rápida e barata de se ter uma Electra rodando por aqui. No final dessa página há um link há uma relação de revendedores Electra pelo mundo afora: escolha o mais próximo de seu destino e boa viagem!


Naturalmente há alguns cuidados tem que ser levados em consideração, à começar com a embalagem na loja (lembre-se de avisar que se trata de uma mercadoria que será embarcada para o exterior), além da preocupação com um transporte adequado para a bicicleta ir para seu hotel e dele para o aeroporto.

O excesso de peso é outro ponto a se levar em conta: uma bicicleta do tipo comfort, como a TOWNIE por exemplo, não é leve como uma bicicleta de corrida – e o limite de bagagem varia de uma companhia aérea para outra. Ainda assim não é nada tão grave para se preocupar: uma única bicicleta deve ficar próximo de 2/3 do seu limite de carga. Apenas tenha cuidado com o peso do restante da sua bagagem. Se possível, pese tudo no hotel para evitar atrasos.

O ponto mais importante é o valor-limite para compras no exterior de Us$ 500,00. Ou seja, praticamente o mesmo valor da sua bicicleta. Isso significa que, se você realmente optar por trazer uma Electra na bagagem, provavelmente você não poderá comprar mais nada no exterior. Os fiscais da Receita Federal são verdadeiros experts em bikes: em geral, quem traz uma bicicleta de fora do país compra um produto muito acima da cota-limite – e uma bike não é algo que você possa arriscar esconder em uma mochila, como um notebook ou iPad. Portanto, é quase certo que você será parado para averiguação. No caso de uma Electra, a bike em si não é o problema. Mas a soma do valor da bike com o valor de suas outras compras pode ser.

Agora, se você é do tipo que faz viagens do tipo “bate-e-volta”, com pouca bagagem e praticamente nenhuma compra de vulto, você é mesmo uma pessoa de sorte: você poderá pedalar a sua Electra aqui de um jeito rápido, simples e barato.


2) Lojas Online que enviam para o Brasil

Não são muitas as lojas online que trabalham com os produtos da Electra. A Amazon e a Chain Reaction são alternativas, mas a possibilidade de sua bike ser apreendida pela Receita ao desembarcar aqui é enorme. E aí tome dor de cabeça para conseguir liberar a mercadoria, além do imposto que muito provavelmente você terá que pagar. Mas, como tudo na vida, também existe a possibilidade da sua encomenda ‘passar batido’ pela fiscalização e você conseguir ter uma Electra pelo preço americano mais frete (apesar da espera). Trata-se de uma questão de querer correr o risco ou não. Eu não arrisquei.


Não são muitas as lojas online de esportes norte-americanas que trabalham com os produtos Electra. A REI.com é uma alternativa, mas ela não remete as bikes para o exterior (nem mesmo para os Estados Unidos, você terá que ir retirar a mercadoria em uma loja física).


3) A recomendação do fabricante

Entrei em contato com a Electra, que me indicou o único revendedor autorizado a enviar seus produtos para países onde eles não tem operação: trata-se de uma pequena loja na Califórnia, chamada Trinity Cyclery. A própria fábrica me alertou que “Se você optar por esse caminho a bicicleta não será enviada montada e as instruções de montagem NÃO serão fornecidas. Uma vez com a bicicleta, você terá que ir a uma loja em seus país para fazer a montagem – o que certamente acarretará em um custo extra”.


Ou seja… a coisa já fica mais cara antes mesmo de começar.

Depois de insistir com a Trinity (eles simplesmente ignoraram meus primeiros emails), veio a cotação: Valor da Bike + Us$ 25,00 de embalagem + Us$ 425,00 de frete. A entrega seria rápida, em até 5 dias úteis.

O valor era até aceitável, dado à cotação do dólar na época (comparado ao valor cobrado pelas lojas brasileiras para bicicletas importadas versus valor original dessas mesmas bikes). Só que havia também uma observação… “…as tarifas de importação no seu país serão de sua responsabilidade”. Ou seja: de novo o risco de ter a mercadoria sobretaxada na Receita.

Banho de água fria!


4) A importação independente


Esse foi o caminho que escolhi: provavelmente o mais lento, mas o que me pareceu ser o de menor risco. Foi a minha última tentativa e acredito que vá dar certo (publiquei esse site enquanto ainda aguardava a entrega na data prometida). 


Obtive a indicação de uma empresa de mudanças dirigida por brasileiros com base na Flórida e pedi a cotação para a entrega de uma TOWNIE Original 7D no Brasil. Prontamente me responderam que a entrega, de porta a porta, com todos os impostos pagos, sairia por Us$ 350,00 – disparado, a melhor proposta que eu havia recebido. Recomendaram ainda que eu somasse a esse valor 10% do valor da bicicleta a título de seguro. Achei adequado fazer.

O único inconveniente era a demora, uma vez que eu teria que esperar um container ser fechado para ser transportado por navio para o Brasil – uma espera estimada em algo entre 120 e 180 dias!!!

Resolvi apostar que essa espera não seria tão longa assim. Arrisquei.

Procurei então uma loja que me vendesse a bike e fizesse a entrega no armazém da Flórida. Foi um pouco decepcionante: mandei email para vários revendedores e poucos responderam. Mas um, em especial, me dizia que tinha exatamente a bicicleta que eu queria no estoque.

Aí não dava mais para voltar atrás: passei o número do meu cartão de crédito internacional e… confiei! Deu tudo certo: em poucos dias a minha bicicleta estava no armazém da Flórida, aguardando o container para ser despachada.

Aproveitei que tinha que aguardar esse fechamento do container para comprar alguns acessórios diretamente no site da Electra (que faz entrega somente nos EUA). Negociei com o armazém para que esses itens viessem junto com a bike e não tive que pagar nada a mais por isso.


Exatos NOVENTA longos e ansiosos dias recebi a bike em casa. Perfeitamente embalada para expedição, juntamente com a caixa de acessórios. Levei até uma bike shop para fazer a montagem e ajustes (me custou mais R$ 35,00) e finalmente… EU TENHO UMA ELECTRA TOWNIE!!!


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